domingo, 11 de abril de 2010

TV BRASIL ESTRÉIA NOVA PROGRAMAÇÃO INFANTIL


A partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril, a TV Brasil lançará a nova e inédita programação dedicada exclusivamente ao público infantil: a faixa Hora da Criança.

São onze novos programas que, junto aos outros dez já existentes na programação atual, vão formar uma rede exclusiva para o público infantil jamais vista em nenhuma televisão brasileira. Ao todo são mais de 35 horas semanais com produções nacionais e internacionais, que divertem, informam e educam as crianças e adolescentes com inteligência, criatividade e cidadania.

Para começar, a TV Brasil estreia a segunda temporada da Turma do Pererê, uma produção infantil já consagrada, que tem as digitais de Ziraldo. Com esse programa, ainda inédito, o cartunista e escritor reforça sua participação na emissora pública, onde já comanda o ABZ do Ziraldo, aos domingos. Sem contar que Um menino Maluquinho, também de sua autoria, é exibido de segunda a sexta-feira.
O segmento Hora da Criança incluirá ainda com mais dois programas nacionais. O Dango Balango, uma produção da Rede Minas, na sua primeira temporada; e Catalendas, produzido pela TV Pará.

A seleção de programas infantis internacionais também reflete o pensamento da TV Pública: o de trazer para as crianças brasileiras, uma grande quantidade de programas que traduzem as preocupações do mundo atual. Questões como meio ambiente, violência urbana, amizade, entre outros, além naturalmente do lúdico, do visual colorido e da fantasia, são abordados nessa nova programação da Hora da Criança.
Abaixo, a síntese dos novos programas:

Produções Nacionais


A Turma do Pererê
Um dos grandes sucessos do cartunista Ziraldo, A Turma do Pererê volta à tela da TV Brasil no dia 12 de abril com uma série inédita, dividida em 26 episódios.
Ambientada na Ilha do Fundão, o espaço mágico encontrado pelo autor para reproduzir o próprio Brasil, A Turma do Pererê tem a mesma equipe, estética e formato da antiga. Porém, conta com os avanços tecnológicos da última década, o que torna a nova série muito mais atraente para o público infantil.
As novas aventuras do Pererê e sua turma têm episódios cheios de humor, riquezas nas tramas e nos diálogos. A combinação desses fatores faz o público jovem se divertir, se emocionar e refletir sobre a realidade da cultura brasileira.
Horário: De segunda a sexta às 10h e reprises às 12:30h


Dango Balango
Dango Balango é mais um dos programas infantis da Hora da Criança. Os personagens centrais são Joduca, Sdruvs e Druzila - bonecos criados especialmente pelo Grupo Giramundo. Dango Balango tem diversos quadros que se alternam, de programa a programa, de acordo com a temática desenvolvida em cada um deles. Desta maneira as crianças podem acompanhar o tema sentindo-se protagonistas da narrativa infantil.
Sem pretensões didáticas, "Dango Balango" é composto por atrativos diversificados, criando na tela um mundo inteiro de diversões e estímulos à criatividade.
Em sua terceira temporada, o programa promete aventuras divertidas e inacreditáveis surpresas. Apertem o cinto que a fantástica viagem vai começar.
Horário: De segunda a sexta, 14h


Catalendas
Os contos fantásticos e as narrativas populares do folclore brasileiro são resgatadas no programa infantil Catalendas. Os apresentadores são dois bonecos de teatro que representam animais da floresta amazônica: a sábia Dona Preguiça, uma contadora nata de histórias; e Preguinho, um curioso macaquinho com o qual as crianças vão poder se identificar.

Educativo e divertido ao mesmo tempo, Catalendas desperta a criatividade e imaginação das crianças através da valorização da cultura nacional. Com o apoio de um consultor, escritores recriam histórias famosas na voz do povo. Para criar a estética do programa, foram utilizados materiais naturais da Amazônia.
Catalendas é produzido pela TV Cultura do Pará, em uma parceria com a Companhia In Bust Teatro com Bonecos.
Horário: De segunda a sexta, às 13h30.

Produções Internacionais


A Princesa Sherazade
Entre os novos programas internacionais da faixa Hora da Criança da TV Brasil está a produção francesa A Princesa Sherazade, que conta uma história das mil e uma noites.
Numa noite estranha e estrelada, a princesa Sherazade liberta Till, o gênio brincalhão, aprisionado em uma cela de vidro. Inseparáveis, eles viajam pelo planeta.

As aventuras que esses personagens dividem são inspiradas nos contos orientais e em lendas onde o fantástico e os contos de fadas aparecem com uma visão moderna, irreal e bem humorada.
Horário: Sextas-feiras, às 10h30.


As aventuras de Bill Tampinha e Sua Melhor Amiga Corky
Respeito ao meio ambiente é uma das mais importantes lições que as crianças vão aprender com o desenho animado As aventuras de Bill Tampinha e Sua Melhor Amiga Corky, que estreia na programação infantil Hora da Criança, da TV Brasil, no dia 12 de abril. A começar pela própria realização: os personagens foram todos criados com material reciclado. Bill Tampinha, por exemplo, é feito com uma garrafa de refrigerante, o que explica o seu nome. Já a sua inseparável amiga, a égua Corky, é resultado do reaproveitamento de uma latinha de metal.

Sempre unidos, os dois vão viver inúmeras aventuras nesse mundo produzido através da mistura de diversas técnicas de animação, uma mistura das tradicionais 2D e stop-motion (feita com a montagem de fotogramas) com a moderna CGI, que gera imagens através da computação gráfica. As histórias se passam cada dia em um novo cenário, desde espaços históricos como o Velho Oeste, o Antigo Egito ou a Grécia Mitológica até lugares inusitados como o fundo do mar ou o espaço sideral
Horário: Segundas –feiras, às 10h30


A Cidade do Futuro
O cenário desta animação é de uma cidade multiétnica e rococó que se estende até onde os olhos alcançam. Este labirinto urbano é o meio ambiente natural para seis adolescentes, “The Wombat Kids”.
Eles falam sobre o mundo que os rodeia filosoficamente e suas opiniões são maduras, ainda que ingênuas.

As suas preocupações são parecidas com as da época em que os adultos de hoje imaginavam como seria a sociedade dali a 50 anos.

A Cidade do Futuro é uma produção francesa, uma fábula romântica, com toques de poesia e inocência. Desses contos da vida urbana, uma série de vinhetas surgem através do ponto de vista determinadamente individual através dos olhos dos protagonistas. A Cidade do Futuro é um seriado irônico, cosmopolita, surreal e autocrítico. O resultado é uma caricatura um pouco exagerada, uma acusação da aflição de uma sociedade consumista ocidental, exemplificada através do testemunho e opinião dos atores.
Horário: Quarta-feira, às 10h30


Connie, a vaquinha
Crianças entre um e cinco anos de idade poderão aprender mais sobre a vida das plantas e dos animais com Connie, a vaquinha, desenho que estreia na programação da TV Brasil, no dia 13 de abril, às 9 horas. A protagonista é uma jovem vaquinha azul e branca que vive com seus pais em uma fazenda. Cheia de vontade de descobrir mais sobre o mundo em que vive, ela se aventura em seus passeios por lugares então desconhecidos, fazendo novos amigos e vivendo situações divertidíssimas.
Além de Connie, outros animais participam do programa, cada um com uma característica marcante. Entre eles estão o grilo cantor, a formiga trabalhadora, o cachorrinho brincalhão, o passarinho gordo, o porco-espinho friorento, o pássaro aprendiz, a raposa mal-humorada, o esquilo esperto e o porquinho filhote. Com eles, Connie vai aprender a lidar com diferentes personalidades.

As crianças em fase pré-escolar vão se encantar com o visual e o colorido do desenho, enquanto adquirem habilidades como escutar, denominar e diferenciar de forma lúdica. Assim como Connie, elas terão a curiosidade despertada por esse fascinante universo que é a natureza.

Connie, a vaquinha é uma produção do estúdio Neptuno Films, com direção e roteiro de Josep Luís Viciana. A série conquistou o Silver Honor nos Parent's Choice Awards de 2005 e já foi exibida nos EUA, Austrália e Reino Unido.
Horário: Terças-feiras, às 9h


Esquadrão sobre Rodas
Estreia na TV Brasil a série Esquadrão sobre Rodas. O desenho é ambientado em uma grande e colorida metrópole, cheia de arranha-céus, que abriga diversas culturas e tem uma imensa variedade de ritmos musicais. Quatro genais jovens vivem a bordo de rodas e entram em fabulosas aventuras para salvar as pessoas e tentar manter vivo o espírito da cidade. O lançamento na grade está marcado para o dia 12 de abril, às 9 horas.

A animação, produzida na França, conta a história de um grupo de jovens esforçados em trazer momentos de alegria a seus vizinhos. Todos são comprometidos com a comunidade: Akim, o mais velho; Jéssica, a única garota do quarteto; Bob, o mais sério e John, um jovem artista . O quarteto é amante de música e especialista em rodas. Eles atuam em cima de patins, patinetes, skates e bicicletas.
Horário: Segundas –feiras, 9h


O pequeno Vampiro
Na onda da ficção dos vampiros, a animação traz as histórias da amizade de um pequeno vampiro com um garoto comum. Não um vampiro de mentira, mas um vampirinho com dentes afiados de verdade e um coração enorme, que vive aventuras extraordinárias todas as noites. E o garoto Micichel, seu melhor amigo, o acompanha sem ter medo de nada.
Horário: Quartas-feiras, às 9h


Os pezinhos mágicos de Franny
Aonde será que Franny será levada pelos seus pezinhos mágicos? Franny é uma garotinha de cinco anos que vive experiências encantadas quando calça seus sapatos que estão na loja do seu avó sapateiro. Seus pezinhos mágicos podem levá-la ao Atlântico ou até mesmo à África. Seja qual for o destino, ela certamente conhecerá muitas pessoas interessantes no caminho.
Horário: Terças-feiras, às 10h30


Thomas e seus amigos
A nova temporada da Locomotiva Thomas entra nos trilhos da TV Brasil, trazendo mais animação, conhecimento e diversão para as crianças.
Há mais de 60 anos, Thomas é um dos personagens mais conhecidos no mundo. Ele e seus amigos, um trem, um trator e um helicóptero,além de Sir Topham Hatt, presidente da ferrovia e responsável por seu bom funcionamento. Eles exploram as mais incríveis aventuras mexendo com a imaginação dos baixinhos de diversos lugares do planeta.
Horário: Sextas-feiras, às 9h


Louie
Um dos novos desenhos da Hora da Criança, da TV Brasil, Louie brinca com o mundo da imaginação e faz uma viagem a esse mundo com sua amiga Yoko.
As crianças podem descobrir ilhas desertas, viajar para a lua ou mesmo pilotar carros, pois Louie as acompanha por todas as aventuras. Usando papel e lápis, Louie segue as crianças por ilhas desertas, viagens para a lua e para onde mais elas desejarem.
Para aprender como ele faz um foguete ou avião numa folha de papel e só observar e dar asas à imaginação.
Horário: Quintas-feiras, às 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine.