sexta-feira, 30 de abril de 2010

BAND OF BROTHERS ESTRÉIA PRÓXIMA SEGUNDA NA BAND


Nesta segunda, 03/05, às 21h00 a BAND estréia a premiada minissérie IRMÃOS DE GUERRA / BAND OF BROTHERS. Inédita na TV aberta, a minissérie foi produzida por STEVEN SPIELBERG e TOM HANKS, baseada na história real de um grupo de soldados, todos voluntários, que se tornaram um verdadeiro grupo de irmãos.
A série estréia a nova faixa de seriados da Band, 21h, que, diferente da Record e do SBT, exibirá uma série diferente a cada dia, assim que terminar a exibição de Irmãos de Guerra.

A SÉRIE
IRMÃOS DE GUERRA / BAND OF BROTHERS mostra em 10 capítulos a trajetória dos soldados da companhia Easy, do Exercito dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, desde o treinamento até o fim da guerra. O grupo passou por momentos decisivos, como a invasão na Normandia no dia D e a Batalha do Bulge, e unido conseguiu se tornar parte da história mundial.

A série retrata os soldados como homens comuns, mostrando o que eles gostavam, o que temiam, como se relacionavam e o que era importante para cada um deles. Expõe a rotina das baixas patentes, do treinamento até o inferno das trincheiras. Por ter estado sempre na linha de frente, a companhia Easy sofreu um alto índice de mortalidade. Só na invasão da Normandia, perdeu quase a metade de seus 139 homens.
No início de cada episódio há depoimentos dos veteranos da companhia, cujas experiências estão na minissérie. E para assegurar a veracidade, os roteiros foram levados para apreciação desses sobreviventes.


PERSONAGENS PRINCIPAIS

Major Richard Winters – O personagem principal nasceu em Lancaster, Pennsylvania. Ele inicia a série como tenente e, graças aos seus esforços, se torna Major.

Capitão Lewis Nixon – Melhor amigo e confidente do Major Richard Winters, teve problemas com alcoolismo durante a guerra.

Capitão Ronald Speirs – É o responsável por liderar a Companhia durante a segunda metade da Guerra e é assunto entre os outros soldados.


INTÉRPRETE | PERSONAGEM
Damian Lewis: Richard Winters, Donnie Wahlberg: Carwood Lipton, Ron Livingston: Lewis Nixon, Matthew Settle: Ronald Speirs, Rick Warden: Harry Welsh, Frank J.Hughes: William Guarnere, Scott Grimes: Donald Malarkey, Neal McDonough: Lynn Compton, Rick Gomez: George Luz, Eion Bailey: David K.Webster, James Madio: Frank Perconte, Kirk Acevedo: Joseph Toye, Michael Cudlitz: Denver Randleman, Richard Speight: Jr Warren Muck, Dexter Fletcher: John Martin



BASTIDORES
STEVEN SPIELBERG e TOM HANKS tinham projetos de fazer novas produções sobre a 2ª Guerra Mundial após filmarem “O Resgate do Soldado Ryan” e decidiram trabalhar juntos nesta minissérie.
A produção é baseada no livro de mesmo nome do autor americano STEPHEN E. AMBROSE, considerado um historiador pop. Ele já lançou mais de trinta livros que costumam freqüentar as listas dos best-sellers. E ganhou fama por explorar um filão diferente na historiografia: os livros que abordam a II Guerra pelo ponto de vista dos militares de baixas patentes.

A produção custou cerca de 120 milhões de dólares e é considerada uma das mais caras da história da TV. Do custo total, aproximadamente 17 milhões de dólares foram usados para contruir os cenários, que recriaram 11 cidades e vilas européias. Uma das locações tinha 12 acres. Ao todo, foram utilizadas 700 armas verdadeiras, 400 de borracha, um avião C-47, diversos tanques restaurados. Mais de 10 mil figurantes trabalharam nos dez episodios. Dos tanques às botas dos recrutas, todos os objetos são autênticos ou réplicas perfeitas.

Para as cenas de combate foram usadas como referencia as famosas fotografias do conflito feitas por ROBERT CAPA, um dos fundadores da famosa agência MAGNUM, e filmagens documentais realizadas pelo cineasta GEORGE STEVENS (do clássico “E Assim Caminha a Humanidade”). Imagens essas captadas em super-8, um dos raros registros coloridos da II Guerra. A fotografia da série reproduz sua textura, o que explica o tom acinzentado.

O título – bando de irmãos, em inglês – vem de uma expressão presente em “Henrique V”, de Shakespeare, dita pelo eei da Inglaterra para exortar seus soldados combalidos.


PRÊMIOS

Prêmios: A minissérie foi a grande vencedora do Oscar da TV norte-americana, com nada menos que seis troféus. Além de ter sido a vencedora na categoria Minissérie, Band of Brothers venceu ainda os prêmios de Melhor Edição de Imagem, Edição de Som, Mixagem de Som e Seleção de Elenco. Phil A. Robinson (A Soma de Todos os Medos), Richard Loncraine (Ricardo III), Mikael Salomon (O Segredo do Abismo), David Nutter (Arquivo X - TV), Tom Hanks (The Wonders - O Sonho Não Acabou), David Leland (Gostaria Que Você Estivesse Aqui), David Frankel (Sex and The City - TV) e Tony To (Da Terra à Lua - TV) levaram ainda o prêmio de Melhor Direção. Fora o Emmy, a minissérie conquistou o Globo de Ouro e o prêmio do AFI (American Film Institute) como Minissérie do Ano.

3 comentários:

  1. muito loko eses episodios

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e HBO The Pacific proposta também foi bom, pena que não durou muito tempo.

    ResponderExcluir

Opine.