quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dublador do Chaves diz que o SBT possui episódios inéditos


Como vocês já devem ter lido em outros sites, o dublador do personagem Chaves, em entrevista para o site Na Telinha admitiu que o SBT possui alguns apisódios do seriado que ainda não foram exibidos.
Reproduzo aqui a matéria:

Em entrevista ao site "Na Telinha" Gustavo Berriel, dublador do "Chaves" garantiu:

"Sim, o SBT tem em mãos esses episódios e também material inédito, já dublado, mas jamais exibido. Prova disso foi a exibição repentina de vários episódios inéditos de Chapolin com a dublagem clássica (Maga) a partir de 2006. Mas ao que tudo indica a desorganização é tamanha que a própria emissora não sabia que estava exibindo um 'tesouro guardado', desconhecido dos telespectadores."

E o dublador ainda confirmou: "Ano passado (2008), a Herbert Richers recebeu do SBT vários episódios inéditos no Brasil de Chaves (da série original mesmo!) e nós já dublamos tudo. Foi o mesmo elenco do desenho animado, com direção do Seidl. Isso também não foi ao ar até hoje. E não temos a menor ideia de quando vai passar. É um mistério. Só espero estar vivo para ver mais esse trabalho meu! (risos)."

Veja a matéria na íntegra no Na Telinha:


Na última semana, o NaTelinha publicou uma matéria falando de fãs que estão fazendo o movimento "Volta Perdidos CH & CH", que visa arrecadar assinaturas de internautas para pedir que o SBT exiba episódios de Chaves e Chapolin que não vao ao ar há muito tempo, alguns há mais de 15 anos.

Segundo Gustavo Berriel, dublador do Nhonho (nos DVD's da Amazonas Filmes e Chaves Animado), Senhor Barriga (a partir da 2ª temporada de Chaves Animado) e Jaiminho (somente nos DVD's da Amazonas Filmes), a matéria repercutiu bastante pra eles: "A repercussão no UOL é sempre um fenômeno. Quando realizamos o grande evento de Chaves em São Paulo (Festival da Boa Vizinhança, 2005), a divulgação no UOL foi
importantíssima e contribuiu para a presença das mais de cinco mil pessoas! Quando o NaTelinha divulgou nesta semana o movimento 'Volta Perdidos CH', o número de assinaturas do abaixo assinado virtual cresceu absurdamente em minutos. Você dava um 'atualizar' na página e o número já subia. Um fenômeno", disse.

Questionado sobre o que acha desse movimento, Gustavo diz: "O movimento 'Volta Perdidos CH' merece atenção especial da mídia porque trata de um material específico e tão falado dentro do universo 'Chaves': episódios já dublados, já exibidos há muitos anos, mas que sumiram da programação do SBT sem qualquer explicação. E esses
episódios fazem muita falta para os fãs. Como todos sabem, o SBT reprisa à exaustão os mesmos episódios, aleatoriamente, sem qualquer ordem. Se exibissem os episódios 'perdidos' e se essa programação fosse mais organizada, a audiência só cresceria, pois todo fã gosta de cuidado com sua série favorita. Então sairiam ganhando não só os fãs, mas também o próprio SBT".

Berriel garante o que o SBT tem em mãos esses episódios "perdidos": "Sim, o SBT tem em mãos esses episódios e também material inédito, já dublado, mas jamais exibido. Prova disso foi a exibição repentina de vários episódios inéditos de Chapolin com a dublagem clássica (Maga) a partir de 2006. Mas ao que tudo indica a desorganização é tamanha que a própria emissora não sabia que estava exibindo um 'tesouro
guardado', desconhecido dos telespectadores."

"Quanto aos 'perdidos', alguns voltaram - precisamente em 2003, cerca de dez episódios que tinham sumido há muitos anos voltaram normalmente à programação. Outros desapareceram mais recentemente, também sem qualquer explicação. São muitos mistérios e as explicações de enchente, incêndio não convencem. De fato havia enchentes constantes que alagavam os antigos estúdios na Vila Guilherme, mas só afetavam os estúdios (tanto que, numa dessas enchentes, um telejornal saiu do ar e
colocaram em seu lugar justamente... o Chaves!). Para mim isso tudo só revela com certeza uma coisa: falta de organização e de cuidado com a exibição de Chaves. Então este é o real motivo. Basta o SBT dar atenção à exibição, organizar os episódios com total responsabilidadee profissionalismo, enfim, cuidados básicos que se deve ter com
qualquer série. Eu acredito que é assim que esses episódios vão aparecer. Os fãs merecem esse retorno após tantos anos com a telinha ligada no Chaves".

Gustavo Berriel também adiantou que está dublando a terceira temporada do Chaves Animado: "Estamos dublando o novo desenho animado do Chaves, que estreou em 2007 no Brasil e já está em sua terceira temporada". E falou ainda sobre o que Carlos Seidl, dublador do Senhor Madruga e diretor geral de dublagem do Chaves, pensa sobre o movimento: "Seidl apoia o movimento e tudo o que é feito para o bem dos fãs. Ele também acha incrível que, só a partir de 2006, o SBT tenha estreado do nada
episódios de Chapolin com a dublagem que ele já tinha feito há tantos anos, com o Marcelo Gastaldi (dublador original do Chaves, que morreu em 1995 e nem viu esse trabalho no ar)".

E revelou uma bomba: "Ano passado (2008), a Herbert Richers recebeu do SBT vários episódios inéditos no Brasil de Chaves (da série original mesmo!) e nós já dublamos tudo. Foi o mesmo elenco do desenho animado,com direção do Seidl. Isso também não foi ao ar até hoje. E não temos a menor ideia de quando vai passar. É um mistério. Só espero estar vivo para ver mais esse trabalho meu! (risos)."

Pra finalizar, Gustavo Berriel disse ser um fã das séries Chaves e Chapolin: "Sim, também sou fã das séries Chaves e Chapolin. Eu cresci vendo e adoro até hoje. A dublagem é parte do meu trabalho como ator profissional. É muito bom dublar uma série que eu amo, mas antes de tudo é um trabalho artístico - prazeroso demais, mas um trabalho de dublagem como qualquer outro".


O Na Telinha entrou em contato com a assessoria de imprensa do SBT e perguntou sobre os "episódios perdidos". A emissora reforçou dizendo que algumas histórias realmente foram perdidas durante enchentes na época que a sede do canal era no bairro da Vila Guilherme, em SP.

Mesmo assim, um dos idealizadores do movimento "Volta Perdidos" rebateu a resposta do SBT afirmando que a emissora possui sim esses episódios.

Um comentário:

  1. pra voce ter uma ideia o SBT vai passar isso em outubro desse ano, não tem nada de desorganizado na emissora, eles sempre sabiam o que estavam exibindo,e a propósito esse site está muito mal organizado, ridículo, muitas palavras erradas e etc.

    ResponderExcluir

Opine.